Costa, José Pedro Cortes, Pierre von Kleist, 2013.
"14 Km a sul de Lisboa, onde vivo, fica a Costa da Caparica.
Durante os últimos anos recorrentemente voltei a este local magnético."
José Pedro Cortes
Em "Costa", fazemos um percurso físico e mental por este território: casas rudimentares, abandonadas, com pouca razão de existir; arquitectura fora de tempo, sujidade vinda com a maré, aglomeração de vegetação e ruas intemporais. "Costa" leva-nos para um um local periférico e de fim de linha, carregado com uma estranha luminosidade – uma luz excessiva e misteriosa que confere a estes espaços um ambiente desconcertante e irreal. Como algo visto no decurso de um estado hipnótico que incita o espectador a um jogo sugestivo e paradoxal entre a experiência individual e a consciência pública; entre a factografia e a imaginação.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Grace and John, Patrícia Almeida, Ghost Editions, 2013.
"Grace and John" vem da cooperação entre a fotógrafa Patrícia Almeida e os performers Cláudia Dias e António Pedro Lopes, no momento em que estavam a ensaiar a peça "Para Onde Vai a Luz Quando se Apaga" do coreógrafo João Fiadeiro. Nos ensaios diários, os performers começaram a criar dois personagens, Grace e John, cuja relação é ambígua e flexível: marido e mulher? amantes? irmão e irmã? amigos? Essa ambiguidade dá luz à diálogos inesperados e ligeiramente absurdos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Aquele Dia, João Marçal, edição de autor, 2013.
"Aquele Dia" é uma edição especial de 20 caixas, que tem como ponto partida a exposição homónima, realizada por João Marçal no espaço Uma Certa Falta de Coerência, no Porto, patente de 25 de Janeiro a 17 de Fevereiro do 2013. Cada caixa contém o registo em CD de um peça sonora (apresentada ao vivo, pelo artista, no encerramento da exposição), uma pequena publicação/catálogo e uma versão reduzida de uma das pinturas da exposição (acrílico s/ tela).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Open Space Office, Tito Mouraz, edição de autor, 2013.
"Open Space Office" é nome do novo livro de Tito Mouraz, com textos de Carlos Vidal e design gráfico de Bolos Quentes.
"A série aqui apresentada foi realizada em Portugal durante 3 anos, e representa uma paisagem transformada que reflecte a existência humana como ser que constrói, reconstrói e a contempla. A paisagem aparece-nos, irreversivelmente, transformada tendo sido esta transformação que despertou o meu interesse para a concretização deste projecto, tomando, deste modo, a própria paisagem e respectiva matéria como referência.
Assim, estes trabalhos são acima de tudo representativos de uma realidade que sofre diariamente um processo acelerado de transformação. Portanto, as imagens não mostram mais do que uma realidade transitiva, numa paisagem natural paulatinamente em transmutação. São espaços imponentes únicos, de inegável impacto visual que conferem às imagens um grande conteúdo formal e plástico."
Tito Mouraz
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Kameraphoto lança na Inc. as três últimas publicações do "DR – Um Diário da República 2012" com a presença do comissário do projecto e da Sandra Rocha.
Iniciado em 2010, o DR pretende contribuir para a construção de uma memória colectiva sobre o período 2010-2020, em Portugal. Ao longo desta década, de dois em dois anos, os fotógrafos da [kameraphoto] fotografam Portugal. Nos intervalos desses anos, as fotografias serão organizadas e editadas de forma a dar origem a publicações e exposições.
A Utopia Descobriu o Caminho Marítimo para a Cura, Sandra Rocha com Luís Pedro Cabral, Pedro Fernandes e André Carrilho, Kameraphoto – projecto Um Diário da Repúbica, 2013.
Geração, Céu Guarda com Alice Geirinhas, João Fonte Santa e Pedro Amaral, Kameraphoto – projecto Um Diário da Repúbica, 2013.
Cadáver Esquisito, Jordi Burch com Alexandra Lucas Coelho, Kameraphoto – projecto Um Diário da Repúbica, 2013.
Ao longo desta década, de dois em dois anos, os fotógrafos da [kameraphoto] têm a responsabilidade de documentar Portugal. Nos intervalos desses anos, essas fotografias são organizadas e editadas de forma a dar origem a publicações e exposições.
Em 2010 os fotógrafos do colectivo iniciaram uma documentação do quotidiano do país que resultou no primeiro de seis capítulos do projecto "DR - Um Diário da República": um livro e uma exposição editados em 2011 e compostos por uma selecção de 365 imagens feitas em Portugal em 2010.
Em 2013, ano que marcou o décimo aniversário da [kameraphoto], o colectivo decidiu entregar o arquivo das fotografias tiradas em 2012, uma selecção de cerca de 3000 imagens, a dez dos seus membros a fim de editarem uma publicação com a colaboração de editoras, jornalistas, escritores, artistas ou designers. Hoje, a [kameraphoto] apresenta o resultado destas parcerias: 10 publicações idealizadas a partir do mesmo conjunto de imagens, por diferentes membros do colectivo.
Iniciado em 2010, ano em que Portugal celebrou o centenário da proclamação da República, o "DR" pretende contribuír para a construção de uma memória colectiva sobre o período 2010-2020 em Portugal.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inc. livros e edições de autor
Rua da Boa Nova, 168
4050-101 Porto
tel 226095537
www.inc-livros.pt
inc@inc-livros.pt
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
© Carla Filipe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inc.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Se não desejar continuar a receber a newsletter da Inc., por favor responda a este e-mail colocando no assunto: REMOVER.