No próximo sábado, dia 19 de Dezembro pelas 18h00, a Inc. Livros e Edições de Autor e as Edições Fenda, em colaboração com a Galeria Fernando Santos, têm o prazer de o/a convidar para o lançamento do livro "Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman" de Carlos Vidal. A apresentação estará a cargo do Professor Bernardo Pinto de Almeida (FBAUP)na Galeria Fernando Santos, R. Miguel Bombarda, 526, Porto.
Contamos com a sua presença, até sábado!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
«Eis um livro absolutamente singular, tanto no seu projecto como no objectivo delineado e no método adoptado. O autor propõe-nos, logo desde o título, uma história de sete séculos da pintura no ocidente, de Giotto a Bruce Nauman; mas esta proposta, formulada no subtítulo, é precedida pelo título «Invisualidade da pintura», desencadeando num primeiro tempo a perplexidade do leitor – já que um título indica e propõe um espaço discursivo, anuncia o seu recorte, a essência dos seus conteúdos. Ora, logo nos agradecimentos, Carlos Vidal se refere às conversas tidas com Jorge Pinheiro, incidindo, escreve, «sobre os limites do espírito (da visão)». Para além de inscrever a história da pintura na história geral das ideias no ocidente, o texto visa clarificar a incomensurabilidade aparente das duas propostas – a história de uma arte visual e a sua invisualidade. Tal me parece ser a via para entender esta pesquisa, que procura os limites da visão e os espaços misteriosos e subjectivos que a sensação visual abre à percepção, e esta ao entendimento da obra de arte.
Livro enorme! Fortaleza quase inexpugnável, que resiste demoradamente a ser tomada. Quando descobrimos a chave para entrar numa das torres, logo nos apercebemos de que as outras têm outros segredos. Arquitectura maciça e complexa; meandros enigmáticos, cheios de alusões e códigos. Vidal reúne autores de muitas áreas, evoca perspectivas e aspectos de inúmeros domínios, e com todos eles vai construindo, passo a passo e degrau a degrau, o dispositivo epistémico de avaliação da verdade latente no mundo e da invisualidade latente na pintura, entidades que aproxima e procura decifrar em paralelo...»
António Bracinha Vieira
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Detalhes:
Título: Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman
Autor: Carlos Vidal
Editora: Edições Fenda
Ano: 2015
Encadernação: Capa mole
Número de páginas: 850
ISBN: 9789896030537
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Rua Miguel Bombarda, nº526
4050 - 379 Porto, Portugal,
T. 00 351 226 061 090
E. geral@galeriafernandosantos.com
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inc. livros e edições de autor
Rua da Boa Nova, 168
4050-101 Porto
tel 226095537
www.inc-livros.pt
inc@inc-livros.pt
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
© Carla Filipe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inc.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Se não desejar continuar a receber a newsletter da Inc., por favor responda a este e-mail colocando no assunto: REMOVER.
No comments:
Post a Comment