22 Apr 2016

PRÓXIMA QUARTA-FEIRA no PASSOS MANUEL, 27 de ABRIL, 22:00h || Lançamento || INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX _ de SANDRA VIEIRA JÜRGENS

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

Na próxima quarta-feira dia 27 de Abril pelas 22h00, a INC. tem o prazer de o convidar para o lançamento oficial no Porto, do livro INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX _ de SANDRA VIEIRA JÜRGENS. O evento irá decorrer no Bar/Cinema Passos Manuel (Rua Passos Manuel, nº 137. Ao Coliseu).

Apresentação do livro por:

. Fernando José Pereira (Artista plástico)

. Miguel von Hafe Pérez (Curador)

. Nuno Ramalho (Artista plástico)

. Paulo Mendes (Artista plástico e curador)

. Sandra Vieira Jürgens (Historiadora e crítica de arte)

 

. O lançamento do livro será seguido de uma sessão de DJs

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Edição > Sistema Solar | Documenta / STET – livros e fotografias / IN.TRANSIT editions

(em parceria com o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

 

EM MAIS DE 600 PÁGINAS, UMA HISTÓRIA SOBRE OS PROJECTOS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS INDEPENDENTES DESDE OS FINAIS DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XXI!

A influência e o papel que este fenómeno adquiriu tornam a sua referência essencial no contexto actual da arte contemporânea. A investigação inclui não apenas os espaços independentes, mas também associações, colectivos de artistas, exposições e a actividade de artistas-curadores. Com Courbet e Manet no século XIX, passando pelo modernismo português, pela cultura alternativa americana da década de setenta, pela ruptura da "Alternativa Zero" e "Depois do Modernismo", o estudo termina na década de 90, com a emergência dos artistas-curadores e dos projectos e espaços expositivos independentes, da ZDB em Lisboa à Caldeira 213 no Porto. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS apresenta uma panorâmica sobre o pensamento e as práticas expositivas mais experimentais em Portugal, devidamente contextualizadas na situação internacional.

 

Sandra Vieira Jürgens

Filipa Valladares (STET)

Manuel Rosa (Documenta)

Paulo Mendes (IN.TRANSIT editions)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX, revela as condições de existência da cultura alternativa, as qualidades e as características transitórias, efémeras, os processos instáveis e informais de ocupação e de instalação que caracterizam as práticas artísticas independentes.

 

Como surgiram e evoluíram os projectos expositivos independentes que, ao longo do século XX, redefiniram o conceito de arte, artista, espaço de exposição e prática curatorial?

 

Tendo em vista fundamentar uma perspectiva da história da arte atenta ao papel dos artistas-curadores e dos colectivos de artistas, este estudo centra-se no século XX, tomando como ponto de partida o contexto do século XIX, onde encontramos as razões e os germes do sistema alternativo que se consolidou no século seguinte e continua determinante nos dias de hoje.

 

 

TEMAS E CONCEITOS

 

INDEPENDÊNCIA ARTÍSTICA nos séculos XIX e XX, as acções dos artistas que desafiaram o sistema académico e salonista, criando novas condições para o aparecimento de exposições privadas e independentes.

 

AUTONOMIA dos artistas em relação à jurisdição estatal e ao mercado de arte, com o desenvolvimento de estratégias transgressivas num sistema centrado nas figuras do galerista e do crítico de arte.

 

ALTERNATIVA e esferas de actuação emergentes a partir dos anos sessenta, resultado da crítica ao sistema institucional da arte, com repercussões na constituição de uma rede de espaços e estruturas colectivas.

 

INFORMALIDADE e projectos de colaboração de artistas-curadores, baseados em opções de autogestão, com projectos de curta duração e práticas artísticas e curatoriais com novos formatos de cariz experimental.

 

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS revela as condições de existência da cultura alternativa, as qualidades e as características transitórias, efémeras, os processos instáveis e informais de ocupação e de instalação que caracterizam as práticas artísticas independentes.

 

 

 

CONTAMOS CONVOSCO!!!

 

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

NOVA LOCALIZAÇÃO!!!!

 

 

Inc. livros e edições de autor

Rua de Santo Ildefonso, 25

4000-468 Porto | Portugal

http://www.inc-livros.pt/

inc@inc-livros.pt

 

Mon-Sat 10:30am-19:30pm

Break 13:30pm-14:30pm
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Se não desejar continuar a receber a newsletter da Inc., por favor responda a este e-mail colocando no assunto: REMOVER.

No comments:

Post a Comment