6 Sept 2017

CONVITE >>> Lançamento da Revista LEONORANA 1 - Dietas | | sexta-feira, 8 de Setembro às 18:30

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A INC. Livros e Edições de Autor tem o prazer de @ convidar para o lançamento do primeiro número da revista LEONORAMA, na próxima sexta-feira dia 8 de Setembro pelas 18h30. LEONORAMA é um projecto editorial de Isabel Carvalho, que estará presente para uma breve apresentação, juntamente com: Luísa Mota – editora convidada, Márcia Novais – designer, António Preto e Ana Manso – autores participantes.

O lançamento prolongar-se-á após a apresentação na livraria, primeiro com um jantar no restaurante Kapadokya (Praça da Batalha 82 - entre o Café Java e o TNSJ) e mais tarde no bar/clube Passos Manuel (ao Coliseu do Porto).

Até sexta-feira!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

. Sobre a Revista LEONORANA:

LEONORANA - a palavra que dá título a este projeto de revista - deve a sua origem ao "Livro III - LEONORANA (1965-70): Trinta e uma variações temáticas sobre o mote de um vilancete de Luís de Camões", de Ana Hatherly, publicado no livro Um calculador de Improbabilidades (Quimera, 2001). Este projeto assume-se como uma direta homenagem à autora e retoma, atualizando, as preocupações centrais da sua obra no que diz respeito ao estudo e à prática experimental da relação de complementaridade entre as linguagens verbal e visual, do jogo combinatório e da vertente lúdica do conhecimento, bem como da sua transmissão. Pela sua extensa prática artística visual, literária e académica, Hatherly simboliza a importância que a investigação tem na prática artística e no modo como esta é encarada como conhecimento (veja-se, por exemplo, o trabalho de investigação histórica no âmbito da poesia desenvolvido pela autora). Ainda que, em certos circuitos, a validade desta abordagem pareça hoje evidente, continua a ser imprescindível reforçar a ligação da investigação com a arte e o entendimento da arte como forma de conhecimento. Refiro-me mais concretamente à investigação que tem por base a criatividade e o desejo de conhecimento, bem como da sua divulgação à comunidade artística e civil. Assim, esta revista pretende apresentar formas de investigação levadas a cabo por artistas (e criativos em geral, no sentido em que usam a criatividade nas suas áreas de trabalho) que, na sua prática e pelo seu percurso, fortaleçam esta presença da investigação e assumam a expressão artística como uma forma de conhecimento específico. Neste sentido, é com alguma segurança que se poderá assumir esta revista como um espaço aberto, de debate, de confronto de ideias, práticas e estratégias, de ensino e de aprendizagem.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

. Sobre este número da Revista LEONORANA:

O primeiro número de LEONORANA é dedicado às "dietas". A escolha deste tema foi fortemente influenciada pela sua insistente presença no nosso quotidiano e, precisamente, também por ser este muito convidativo não apenas à especulação, tanto quanto à experimentação do que é uma prática dietética, numa indissociável relação entre corpo e pensamento. O convite endereçado aos autores dos ensaios pedia-lhes que se debruçassem sobre um aspeto deste tema e que abordassem, a partir dele, relações múltiplas e, se possível, inexploradas. Assim, ensaiaram-se as "dietas" pelos seus excessos (António Preto), tocaram-se nas restrições e na saúde (Fátima Vieira), cruzaram-se com a biografia pessoal, com o deambular geográfico e a contextualização política (Tânia Espinoza), experimentaram fazer-se encontrar na interseção das diferenças culturais (Raimundas Malašauskas), procuraram-se na sensibilização ecológica (Isabel Carvalho), desceram até aos rituais ancestrais (Kate Southworth), fizeram-se notar como instrumento político (Carla Zaccagnini), encararam-se na sua função no transformismo identitário (Ana Matilde), recriaram-se pelo desenho (Ana Manso), apareceram metonimicamente na gravura (João Loureiro) e, por fim, foram identificadas como fazendo parte da espiral cosmológica do pensamento macrobiótico associado ao movimento New Age (autor desconhecido). O tema não se esgotou e tantas foram as ideias que ficaram no plano editorial que é possível a sua continuação num outro número.

Autores: Kate Southworth, Ana Matilde Sousa, Carla Zaccagnini, João Loureiro, António Preto, Fátima Vieira, Raimundas Malasauskas, Ana Manso

Projecto editorial: Isabel Carvalho

Editora convidada: Luísa Mota

Design Gráfico: Márcia Novais

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

 

Inc. livros e edições de autor

Rua de Santo Ildefonso, 25

4000-468 Porto | Portugal

http://www.inc-livros.pt/

inc@inc-livros.pt

Mon-Sat 10:30am-19:30pm

Break 13:30pm-14:30pm
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Se não desejar continuar a receber a newsletter da Inc., por favor responda a este e-mail colocando no assunto: REMOVER.

 

 

No comments:

Post a Comment